Semeando a nossa Família...para viver juntos

O Ser é o lugar da Fidelidade.
Se nos fosse possível meditar o nosso casamento à luz deste pensamento...sou fiel?
Não se trata de ser fiel apenas porque não se tem uma terceira relação amorosa ou sexual com outro, mas ser fiel no compromisso assumido no altar perante Deus: "prometo amar-te e respeitar-te todos os dias da minha vida"
E como se ama outro alguém? 
Com que gestos e pensamentos se ama?
Com que sacrifícios e renúncias?
Com que alegrias e com que coragem?
Com que entusiasmo e com que fé?

Vale a pena ouvir a palestra da Dra. Blanca Castillo e meditar:
Será que é o outro que existe para me fazer feliz, ou eu que existo quando faço o outro feliz?
Qual é a medida da minha existência? Como me defino no que sou?
E se chegarmos à conclusão que nos propõe a Dra. Blanca Castillo de que apenas somos na medida em que estamos comprometidos, então vale a pena medir essa existência.

Mas, não se faça isto com desejo de ferir o outro, mas sim em oração sincera. Só assim, o nosso mal pode ser convertido num bem maior.














Oração do Papa Francisco à Sagrada Família - 27 Outubro 2013
A vossa família já reza em família?
Para todas as famílias que ainda não descobriram a maravilha de rezar em família, aqui fica o desafio!
Reze! Reze Junto! 
Mas quando?? - perguntam os mais aflitos...com confiança vão encontrar os momentos...
Ideias úteis:
Para quem tem crianças ainda pequenitas: à noite antes de deitar as crianças. Cante uma canção,  bata palmas, reze simples uma Avé Maria e um Pai Nosso. Agradeça o dia que viveram, dê Graças por tudo quanto vos é dado e peça a proteção e o carinho de Deus. Com esta oração tão simples você ensinará os seus filhos a sentirem gratidão por tudo quanto têm e até mesmo pelo que não têm, reconhecendo as dádivas de Deus no seu quotidiano. A proteção de Deus trará aos seus filhos a confiança de que não estão sós, nem desamparados, mesmo quando você não está por perto.

Para casais com filhos jovens, a oração em família é um extraordinário momento de encontro e partilha. De exploração de temas delicados, temas que noutro contexto poderiam ser difíceis de abordar. Podemos aqui aprofundar a confiança dos elementos da família uns nos noutros, a importância da comunhão familiar, e principalmente reforçar a partilha de valores fundamentais à família. Assim, todos saberão que, embora existam diferenças entre uns e outros, essas diferenças são respeitas e que na base de todas as vossas diferenças existe uma união fundamental, estrutural, profunda, original, que vos dá a todos a segurança de que são hoje e sempre uma família. 

Partilho ainda outra dica:
rezem o terço da Divina Providência ou o terço da Divina Misericórdia (ou simplesmente uma dezena) todas as noites e deixem Deus agir em vossos corações.

Terço da Divina Providência
Deus Provê, Deus Proverá
Sua Misericórdia não faltará
  --- Mãe da Divina Providência, Providenciai!

Terço da Divina Misericórdia
Jesus Manso e Humilde de Coração
Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso



"Ser Família Nova para um Mundo Novo"
Porque o mundo abre caminho para o Homem que sabe para onde vai, e porque Deus nos diz em Jeremias 15-19 "Se souberes separar o que tem valor do que não presta, Tu serás a minha boca", vale a pena fazer este exercício:

Como se manifesta Cristo nas rotinas do meu dia-a-dia?

Sou uma mãe/pai comprometido com a educação, acompanhamento e desenvolvimento dos meus filhos?

Sei respeitar os momentos de trabalho e de vida familiar, procurando que uns não sejam prejudicados pelos outros e ensinando aos meus filhos a maravilhosa dimensão da harmonia e do equilibrio?

Ou estou sempre ligado ao PC quando vejo um tempinho livre lá em casa? O meu trabalho é tanto que tenho de jantar à pressa e deitar os miudos à pressa pois apesar de estar a trabalhar desde as 8 da manhã ainda me falta fazer quase tudo?

Responda: Se você pudesse viver em harmonia a sua vida profissional e pessoal que impacto isso teria na sua vida?
Isso seria muito bom?
Isso traria mais felicidade para a sua vida?
Isso poderia fazer com que o seu filho tivesse melhores aproveitamentos na escola?

Se respondeu que sim, então assuma a sua responsabilidade de cristão e respeite os tempos, espaços e lugares da sua família. Feche o computador e viva a sua família. E quando estiver no trabalho, trabalhe: não demore meia-hora a beber café, não pare de 15 em 15 minutos para fumar, não perca tempo a falar sobre o treinador do benfica.
Concentre-se e trabalhe.
No final, vai ver que lhe sobra tanto tempo...tempo para fechar o PC e dedicar-se ao JC! com sua família, claro!




"Ergue os teus olhos para o Céu e conta as estrelas, se fores capaz de as contar" Gn,15,5


Deus convida a olhar para o Céu e nos desafia a contar o incontável. Na verdade, Deus sabe que nós rapidamente chegaremos à conclusão que nunca seremos capazes de contar todas as estrelas. Desistiremos dessa tarefa no momento em que compreendermos que o Céu é imenso . Por essa altura, já teremos compreendido que o mais importante é a vastidão do Céu e talvez dediquemos o nosso tempo a contemplar. Deixando-nos invadir pela admiração, pela surpresa, pela contemplação de algo absolutamente maravilhoso.


No coaching também é assim. Não vale a pena gastar tempo, dinheiro ou outros recursos com trabalhos que nunca nos conduzirão ao nosso sonho. Se o nosso sonho é conhecer o céu, devemos deixar de contar as estrelas e dedicarmos o nosso tempo a contemplar o que existe para além, para lá, para antes, dessas estrelas. Ver as estrelas, só por vê-las, por admirá-las, por conhecê-las, mas não para as contar. Afinal, que importa quantas estrelas exatamente existem no céu?


No coaching aplicado à família, será importante os educadores (pai e mãe) terem sempre presente a missão que desejam para a sua família, os valores que prezam, e olharem para os elementos da família como se cada um fosse um céu. Abrindo o coração para contemplar todas as estrelas que cada um faz brilhar e todos os espaços escuros que cada um transporta. Sem contá-los. Sem passar o tempo de indicador esticado apontando cada detalhesinho. O mais importante na família é que ela seja um espaço onde cada um acontece com liberdade e responsabilidade, num ambiente de afeição e estima, num bem-querer constante. Um lugar onde cada um admira a imensidão do outro como quem admira um céu imenso cheio de estrelas.
Com o mesmo sorrir de satisfação e bem-estar que sentimos quando nos deixamos envolver pelo que é belo e agradável. 






A criatividade surge quando faltam outros recursos: mas inspira-se na motivação!

Uma das pressuposições do coaching é: "Se não está a obter os resultados desejados, faça de outra maneira; porque se continuar a fazer as coisas exactamente como sempre fez, continuará a obter exactamente os mesmos resultados."

É quando o momento há nossa volta nos parece mais díficil que surgem as melhores oportunidades para desenvolvermos a nossa criatividade e talento. E não há melhor sensação do que aquela que é gerada pela realização de algo a que nos dedicámos por inteiro com mente, alma e coração.

É, precisamente, neste contexto de mudança atual (em que as regras do jogo económico-financeiro e social se alteraram) que necessitamos buscar e produzir novos padrões, novas soluções, novas formas de agir e, principalmente, de pensar.
Na verdade, os velhos padrões organizacionais só nos irão conduzir aos mesmos velhos resultados, e esses já nos deram provas da sua fragilidade.

É dentro de cada um de nós que se encontram as competências e os dons necessários para fazer face aos desafios diários. A fé que nos sustenta e nos motiva mora no nosso coração. É esta fé que anima a nossa oração, que equilibra o nosso querer e dá ânimo ao nosso agir.

O cristão é alguém inspirado pela fé e motivado para o agir. O cristão não se detém a mendigar por entre sonhos, antes sabe que é pela ação concreta que o reino de Deus se realiza plenamente. É pela ação, no realizar do objectivo, que se materializa o desejo de Deus. Por isso, mesmo entre dificuldades e obstáculos, o cristão é aquele que faz acontecer. Que sonha com um mundo melhor e se dedica à sua realização. Ser motivado é uma característica fundamental do cristão.

Façam hoje este exercício: Numa escala de 0 a 100% em que nível está a vossa motivação?

Andam abalados com tanta má notícia? Ou ainda são capazes de dizer 3 coisas boas e maravilhosas que vos tenham acontecido hoje?

A pessoa motivada e inspirada possui ferramentas muito úteis para vencer situações díficeis: i) tem um objectivo bem definido; ii) possui disciplina no agir; iii) tem persistência baseada na vontade; iv) tem imaginação bem desenvolvida, controlada e dirigida para o seu objectivo; v) tem paciência; vi) é responsável; vii) a sua fé move montanhas!

Refletir e trazer para a consciência activa as bases da nossa motivação interior é um exercício revigorante, que alimenta corpo, alma e mente. Saber o que se quer, qual o futuro desejado e o presente escolhido, gera vida no ser humano, alavanca as suas possibilidades e multiplica os seus pães.

De noite, relaxe e reflita sobre o que verdadeiramente deseja para si e para a sua família; tome consciência do que verdadeiramente deseja viver; escolha activamente o que tem valor para si, o que lhe é importante; identifique tudo o que o afasta do que você deseja; e valorize tudo o que o aproxima. Deixe-se inspirar por isso e reconheça a sua própria motivação, procurando expressá-la em sentimentos, emoções, sonhos, pessoas, relacionamentos, etc. Durma bem, com essa boa sensação de paz.
E de manhã, acorde revigorado, animado, entusiasmado! Sim, é possível acordar entusiasmado! Se assim não fosse não teríamos tantos irmãos em missão por esse mundo fora, a viver em condições humanas e económicas tão mais díficeis, a correr risco de vida, e sempre tão empenhados e dedicados a construir a alegria e o amor! Se eles conseguem, nós também! Claro que sim!

Eu acredito que cada ser humano possui dentro de si a capacidade de transformar a sua realidade; a competência para concretizar o seu sonho e o dom de reconhecer e viver o que tem valor e lhe é mais valioso. Afinal, é exactamente por isto que somos feitos à semelhança de Deus.

Busquem a vossa motivação e fé! Tragam-nas presentes e vivas no vosso coração e mente e ponham-nas para funcionar na criação de melhores realidades e soluções! E, principalmente, na construção de melhores famílias!

Aqui fica uma frase muito antiga, de uma verdade intemporal, dita por um português ousado, criativo e motivado cujos feitos continuarão a ser reconhecidos por muitos séculos...e que não se deixou intimidar, nem pela falta de dinheiro, nem pelo perigo de morte; antes abraçou um sonho com tal vigor e entusiasmo que a sua viagem, ainda hoje, é absolutamente espetacular:
"O mar é perigoso e as suas tempestades são terríveis, mas estes obstáculos nunca foram suficientes para manter o homem em terra"  Fernão de Magalhães


exercício nº6
O poder de uma decisão
Depois de ler a mensagem no Blog - O poder de uma decisão - pensa na tua vida de hoje.
Tens dado o teu «aqui estou» sincero?
Tens dito à tua família «aqui estou» com o empenho e a dedicação que ela merece?
Acreditas que se hoje dissesses esse «aqui estou» isso teria um grande impacto na vossa vida?

O que mudaria? O que ficava melhor a partir do teu «aqui estou»?

O que tu podes fazer já hoje para dizeres à tua família «aqui estou.»
Com que gestos o podes fazer?

Reflete neste exercício pensando em ti mesmo, na tua família e em Deus.

Que impacto isso terá na tua vida?

Lembra-te que é tua a decisão e também o poder que dela vem. Ter uma vida mais feliz depende apenas do nosso «Vou aproximar-me».

O que tu podes fazer já hoje para dizeres a Deus «aqui estou»?




exercício nº6
Um futuro para a nossa família

Em coaching trabalhamos sempre o caminho para um futuro desejado.
E nesse futuro, projectamos aquilo que sonhamos e valorizamos. Colocamos lá tudo o que queremos muito ser e viver.
Todo este trabalho, no entanto, só tem um propósito: mostrar que o futuro começa já hoje, aqui e agora, neste passo pequenino que é dado agora, aqui, hoje.
E tudo o que fazemos influência já tudo o que faremos.
E tudo o que somos hoje compromete já tudo o que seremos.
Não há acasos.
Não há fracassos.
Não há sucessos que tenham caído do céu aos trambolhões por descuido de algum anjo.
Tudo o que somos hoje depende de tudo o que fizémos e de tudo o que deixámos de fazer ontem.
E tudo o que seremos amanhã depende de tudo o que somos e escolhemos hoje.
Porque o futuro começou já ontem a ser preparado.

Pára para refletir sobre o futuro que desejas para a tua família.
Daqui a 10 anos, como tu vês a tua família? o que estão a fazer? como são? o teu relacionamento com os teus filhos, como é? e com o teu cônjuge?
Que valores a tua família defende e experencia?
Daqui a 10 anos, Vocês são felizes juntos?     .... e Cristo, que espaço ocupa no meio de vós?
Vocês rezam juntos? Aprendem uns com os outros? partilham a vida? Estão a praticar algum tipo de serviço junto da comunidade, de forma voluntária?

Agora recua um pouco no tempo...
Para que daqui a 10 anos vocês estejam a viver aquilo que acabaste de sonhar, o que tem de estar acontecendo daqui a 5 anos? Como a tua família é daqui a 5 anos para garantir que daqui a 10 anos, ela é como tu desejas?

E daqui a 2 anos? como a tua família tem de ser e fazer para garantir que daqui a 5 anos vocês estão a viver o que desejam, para que daqui a 10 anos a tua família seja o que tu sonhas?

E daqui a um ano? como é a tua família?
E daqui a um mês? o que tem de estar acontecendo no próximo mês para garantir que daqui a um ano, vocês são a família que precisam ser para que daqui a 5 anos vocês estejam a viver da forma que desejam para que daqui a 10 anos sejam a família que vocês sonham?

E hoje? Como tem de ser a tua família hoje?... para que daqui a um mês ela seja já aquilo que tem de ser para garantir que daqui a 10 anos tu vives na família com que sempre sonhaste?

Parece confuso? ...na realidade não é.
Se hoje eu não começar JÁ a viver o meu sonho, então nunca o viverei! Hoje, eu já tenho de estar a caminho do meu sonho, e isso significa que JÁ HOJE eu tenho de fazer alguma coisa, por mais pequenina que seja, que me aproxime do meu sonho e que me permita viver HOJE o meu sonho. Pois, um sonho só vale na medida em que se torna real.

Reflete bem sobre este tema. Projecta-te no tempo com serenidade. Procura escutar o teu coração para descobrir os seus segredos e desejos mais íntimos.
Partilha tudo isso com teu cônjuge e filhos ou até com outros familiares que sejam importantes para ti (pais, irmãos, etc).
Depois, vê o que vocês têm de começar já a fazer para caminhar na direcção do vosso sonho. E dá esse passo sem receio! Confia.

Acredita em Deus-Pai. E deixa que Ele vos inspire para que o vosso sonho vos seja bom, adequado e agrdável a Deus.
Confia, confia, e confia novamente.

Usa bem todos os recursos, capacidades e competências que recebeste como dom do Espírito. Faz o teu melhor. Dá o teu melhor! Já hoje, sem demora!
Usa todas as tuas crenças potenciadoras para teres força para o caminho.
Usa os teus valores como guias e deixe-te encher pela motivação que eles proporcionam.
Coloca a ti mesmo perguntas poderosas, sempre que tiveres de tomar uma decisão ou fazer uma escolha.
A tua missão familiar é a tua bússola indicando o norte.
E depois, como diz o poeta, se é vontade de Deus...Ele tudo fará...tudo fará...Ele tudo fará.


exercício nº5
CRENÇAS
Crença é tudo aquilo que acreditamos ser verdade.
Em coaching, as crenças, são classificadas como i) potenciadoras; ii) limitadoras. Como o nome indica, as crenças limitadoras, oprimem a nossa acção, retiram a nossa motivação para agir. De forma genérica, as crenças estão relacionadas com i) merecimento; ii) capacidade; iii) possibilidade.
A pessoa que tem uma crença limitadora diz muitas vezes: "eu não mereço isso." ou "eu não sou capaz" ou "eu não sei".

Já na crença potenciadora, ou facilitadora, a pessoa usa expressões como "eu mereço!" "eu posso!", "eu quero!", "eu sou capaz!"
A nossa postura mental e corporal diante de uma crença potenciadora é muito entusiasmada, alegre, viva! A crença facilitadora motiva a nossa acção! Impele-nos para agir! Move montanhas! É ela que nos "tira da cama" todas as manhãs!

Sempre que estiver diante de uma crença limitadora, coloque a si mesmo a seguinte pergunta: "Em que é que eu prefiro acreditar ao invés disso?" (em que isso é a sua crença limitadora). Então, a resposta a esta pergunta poderosa vai indicar-lhe o caminho para a crença potenciadora que animará a sua acção.
Todo um mundo de novas oportunidades .se abre diante do Homem que é animado por uma crença libertadora!

Faça este exercício de coaching: começe por pensar um pouco nas suas crenças; pegue numa folha de papel e faça um traço vertical dividindo a folha ao meio e liste de um lado as crenças limitadoras (que condicionam negativamente o seu pensamento e acção) e do outro as crenças facilitadoras (que motivam e impelem positivamente a sua acção).
Em seguida, para cada crença limitadora que tiver listado, coloque a questão: "No que eu preferiria acreditar ao invés disto?" e anote a resposta do outro lado da folha.
Leia e releia as suas crenças potenciadoras e afixe-as num local em que as possa ler todos os dias.
Cada vez que se deparar no seu dia-a-dia com uma crença limitadora, faça o exercício de substituir essa crença por uma que seja facilitadora da sua acção naquele contexto. Vai descobrir que tudo muda!
Ao fim de algum tempo, a nossa mente interioriza de tal forma esta maneira de pensar que começamos a compreender que temos todo o poder para escolher aquilo em que acreditamos, ou seja para escolher aquilo que para nós é verdade.

Um outro exercício com crenças muito poderoso para quem é cristão passa por pegar na Bíblia e ler os evangelhos procurando anotar todas as crenças potenciadoras que Jesus nos deixou! Este exercício é de uma riqueza e descoberta pessoal extraordinárias! Jesus, questiona os seus discípulos nas suas crenças, questiona os que O procuram sobre a sua fé. Jesus devolve nos Seus ensinamentos sempre crenças facilitadoras que animam e motivam a pessoa para uma acção positiva e para uma esperança redobrada. Explore os evangelhos sob este olhar e faça a sua própria descoberta, tomando consciência do poder da fé que Jesus nos propõe.



exercício nº4
Perguntas Poderosas
O coaching é feito de perguntas que despertam na pessoa a vontade de encontra respostas. Respostas que contribuem para que ela, pessoa, se una à sua consição de ser humano capaz, merecedor e valioso.
Neste exercício proponho que sigam a mensagem: Jesus Cristo, o Servo (Sofredor) e meditem nas seguintes perguntas, descobrindo a resposta poderosa em vosso coração.

De que sentimentos transborda o teu coração? E o coração da tua família?
São esses os mesmos sentimentos que havia em Jesus?

O que estás a fazer, de forma constante na tua vida, para viver como discípulo de Jesus?

Como te fazem sentir os ensinamentos de Jesus sobre o serviço? e sobre o ser servo?

Quando vives como servo de Jesus, como és? Como te sentes?
Quando te deixas derramar aos pés de Jesus, tornando-te seu servo, o que és mais?

Se Jesus te chamar para o serviço, estás pronto para responder: ___________ .


exercício nº3
O que tem valor?
Os valores são tudo o que é importante. Os valores estão na base do comportamento e atitudes, fortalecem a estrutura da pessoa e direccionam a sua maneira de viver.
Só conhecendo os valores a pessoa pode expressá-los plenamente na sua vida.
Os valores são o alicerce da vida. Determinam a importância de uma situação e o nosso comportamento perante a mesma. São responsáveis pelos nossos estados emocionais e pela nossa motivação. Eles definem o que é verdadeiramente importante!


                                                              Quais são os valores de Cristo?
A nossa missão familiar permite-me viver esses valores?Como os posso viver mais?



Se decidisse realmente viver a vida que merece viver, qual seria a primeira coisa a fazer?




exercício nº2
O poder da nossa Missão!
Depois de ter sonhado com a vida que deseja, no exercício anterior, e de ter uma visão clara da sua meta, está preparado para definir a sua missão pessoal.
Neste exercício desafio-vos a escrever a missão familiar. (versão completa disponível por email)
exercício nº1
Qual é o teu sonho?
Este exercício desafia-nos a sonharmos connosco. (versão completa disponível por email)

Receba gratuitamente a versão completa dos exercícios sugeridos. Envie um email para sofia_nascimento@hotmail.com indicando o número do exercício que deseja.