domingo, 29 de julho de 2012

"Quero; sê Limpo" Mt. 8, 3

"E descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: «Senhor, se quiseres podes tornar-me limpo».
E Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: «Quero; sê limpo.» E logo ficou purificado da lepra." Mt.8, 1-3

Gosto desta genial passagem. Por tudo o que esconde nas suas entrelinhas. Pela dificuldade de a compreender na primeira leitura. Por ser necessário fazer uma viagem no tempo até aquele lugar onde Jesus, a multidão e o leproso se encontram, para aí começar a desvendar as palavras, os gestos e o ensinamento de Jesus.

Jesus descia do monte...que monte Ele descia? Que havia estado Ele a fazer em cima do monte?

Eis é a primeira revelação genial! Como Jesus estava em cima do monte já há tanto tempo, até nos esquecemos do que Ele lá havia feito...mas, para mim, vale a pena recordar.

Jesus sobe o monte em Mt. 5, 1. (São 3 capítulos que separam a subida da descida!). Lá no alto do monte senta-se e os seus discípulos aproximam-se. Então, Jesus começa por lhes ensinar. Neste monte Jesus vai, durante 3 capítulos, ensinar os discípulos e a multidão. Jesus vai transmitir tudo aquilo que é o mais importante da vida em Cristo. (vale a pena pegar na Bíblia e ler deixando-se inundar e provocar pela sabedoria de Jesus como terão feito os discípulos e a multidão).

Começa pelas Bem-aventuranças (retenho aqui especial atenção a Mt. 5, 8), e vai, depois, dizer-nos que nós somos "o sal da Terra" e "a luz do mundo". Revoga a lei e acrescenta a dimensão maior do pensamento puro, afirmando que o mal mora em primeiro lugar no pensamento e na intenção. O perdão transforma-se na base pura das oferendas no altar. Tão pouco importa o tamanho da oferta, se o coração não estiver em plena vivência do perdão com todos os irmãos, a oferta nada vale. Jesus é tão radical nesta questão essencial da pureza de coração e de pensamento que chega mesmo a incentivar os homens a "arrancar" , a "cortar" e a "atirar para longe" as partes do corpo que causem impureza. Até sobre o nosso falar, Jesus se assume radical, preferindo as poucas palavras exactas Sim ou Não, à panóplia de juras.

E se tudo isto já nos parece tanto, vale a pena recordar que ainda só estamos em Mt. 5,37.
Radical e confuso. Imagino como se sentiam os seus discípulos e a multidão que o escutava perante tanto ensinamento cada um mais "louco" e desconcertante que o anterior. É fácil imaginar, pois acredito que se sentissem como nós: Perdidos entre o-que-Ele-diz-e-quer-dizer e aquilo-que-nós-somos-capazes-de-fazer.

E continua: agora, para nos dizer que não devemos resistir ao mal, que devemos ofecerer a face esquerda a quem nos bater na direita; e que devemos dar a capa a quem nos tirar o vestido; que devemos amar os nossos inimigos; bem-dizer os que nos amaldiçoam; fazer o bem aos que nos odeiam; e orar pelos que nos maltratam. E isto tudo para que "sejais filhos do vosso Pai que está nos céus" (Mt.5, 45). Pois, caso contrário, se fizermos apenas o que os outros todos fazem sem esforço qual é o nosso mérito?
"Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus". (Mt.5, 48)

Não sei por vocês mas eu, a esta altura já estou atónita. Sim, eu quero ser essa multidão que segue Jesus ao cimo do monte para O escutar. E escutando, aprender. E aprendendo fazer como Ele diz. Mas, Jesus não me desafia a coisa fácil, nem simples, e quase que desmoralizo por nem sequer acreditar ser exequível. Mas, crendo, que Jesus jamais me propunha algo fora do meu alcance, continuo ouvindo.

Continuamos todos em cima do monte em Mt.6, escutando agora Jesus falar sobre o nosso agir. "...quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;(...) Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai (...) E orando, não useis de vãs palavras (...) porque o vosso Pai sabe o que vos é necessário (...)" E prosseguindo ensina a multidão a rezar (Mt. 6, 9-13). Dá-nos assim um inesgotável tesouro - a oração do Pai Nosso- que passa de geração em geração.

Imagino a multidão e os discípulos boquiabertos, deixando-se inundar pelas palavras sábias e vivas de Jesus, sentindo brotar a Paz e o Amor do Seu coração e invadir cada um em plenitude.
"Não acumuleis tesouros na terra (...) mas juntai tesouros no céu, onde nem a traça, nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mt. 6, 19-21)

Sim! Eu quero que o meu tesouro esteja no céu! - deve ter gritado a multidão. E gritamos nós também, sentindo o toque profundo das palavras de Jesus em nosso coração.

E, sabendo que o Homem é ser menor, sempre preocupado e ocupado com coisas pequenas e ganacioso de coisas fúteis, já vai Jesus esclarecer que a luz do espírito entra pelo olhar. O olhar limpo e benigno dará ao corpo a luz. Deus não fez a vida do Homem para as coisas pequenas e vãs, mas para o reino e a justiça de Deus. Nessas coisas e só nessas deve o Homem colocar o seu espírito.

"Não julgueis para não seres julgados." (Mt.7, 1).

O Pai providencia a todos conforme a necessidade de cada um. O Pai é benigno e dá. Dá a todos e dá em abundância, para que nada falte. "Porque, aquele que pede, recebe, e o que busca, encontra e ao que bate se abre" (Mt.7, 8)
Mas, abre-se a porta estreita que conduz ao apertado caminho que "leva à vida" (Mt. 7, 14).

Jesus, insiste na pureza do agir do Homem, pois será pelos bons frutos que se conhecerá a boa árvore. E boa árvore será aquele que tendo escutado a palavra de Jesus, a guardou no seu coração e prudentemente construiu a sua casa sobre a rocha (da salvação) e nem a tenpestade, nem a chuva, nem o vento, a demoliram, pois forte era o seu sustento.

"E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou (...)" (Mt.7,28)
Também nós nos admiramos com estas extraordinárias palavras de Jesus. Acredito que não haverá século, nem milénio, em que os Homens percam a admiração por estas palavras. Elas continuarão sendo para todos o sal da terra e a luz do mundo!

Chegamos, assim, ao fim do discurso. Sabemos, agora, que fez Jesus "em cima do monte". Podemos melhor compreender a sua descida.

Meu Deus, quantos ensinamentos! Quantas palavras sábias! e radicais! e cheias de santidade! Meu Deus que revolução!
O cristão demorar-se-á muito tempo a tentar cumprir uma só palavra deste extraordinário discurso! Quantos de nós o conseguem? Quantos? Acredito que até para os santos seja dificílimo. Não basta querer, é preciso fazer! e Fazer sempre!
É preciso ser manso, e humilde, e misericordioso, e pacificadores, e procurar a justiça, e ser o sal, e ser a luz, e ser puro e justo e recto de coração e pensamento, e amar os inimigos, e bem-dizê-los e abençoá-los e por eles orar, e perdoar o irmão e pedir perdão sem julgar, e arrancar todas as fontes de mal em nós, e dar a face e dar a capa, e ter um olhar benigno e passar pela porta estreita para andar em caminhos apertados, para juntar tesouros no céu e ser perfeito como perfeito é o nosso Pai que está nos céus!

E posto tudo isto vem Jesus descendo o monte e a multidão seguindo-o. Ao seu encontro vem um leproso (imagino que ao longe tenha escutado tudo o que Jesus disse no cimo do monte) e caindo aos pés de Jesus em adoração lhe diz: "Senhor, se quiseres podes tornar-me limpo."

Aqui, eu partilho convosco a revelação que agora acontece em minha alma, lendo assim todo este episódeo que nos leva a acompanhar Jesus ao cimo do monte e a descê-lo. Descobrindo neste leproso o homem que escutou tão profundamente as palavras de Jesus que as entendeu. (Quisera eu ter este dom!)
"Senhor, se quiseres (...)" - só Deus querendo mesmo. Sem Ele nada será possível; De tudo o que Jesus nos diz no cimo do monte não seremos capazes de fazer uma só, se estivermos sozinhos. Só com Deus-Pai ao nosso lado podemos ambicionar ser como Jesus nos pede.
Como Homens convencidos que somos poderíamos pensar: "ah! agora com esta lista de como ser perfeito, serei perfeito sem dúvida!" e eis que vem este leproso lembrar-nos "Senhor, se quiseres...". Vale a pena não esquecer esta dimensão maior da vontade de Deus, pois é nela que depositamos toda a nossa fé.

"(...) podes tornar-me limpo" - primeiro de tudo é preciso estar limpo no coração tal como Jesus o afirmou em Mt.5, 8 "Bem-aventurados os limpos de coração porque verão a Deus"
E aqui deixo-me reduzir à humilde condição de aprendiz e saboreo estas palavras sábias.
Como ser humilde sem ter um coração limpo? Como ser manso sem ver a Deus? Como amar os inimigos sem ter um coração limpo? Como rezar pelos que nos maltratam sem ver a Deus? Como dar a face e dar a capa sem ter um coração limpo? Como perdoar, como pedir perdão sem ver a Deus?
Sem este coração continuamente limpo e sem ver sempre a Deus em todos e em tudo não seremos, concerteza, capazes de ser perfeitos como perfeito é o nosso Pai.

Convido-vos, estimados amigos, a levarem convosco estes capítulos da Bíblia para que, durante as vossas férias, possam fazer, ao lado de Jesus, esta caminhada de subida e de descida ao monte. E caminhando, escutarem as palavras de Jesus. Para no final O encontrarem, por entre a multidão, e lhe dirigirem a vossa prece.
E nem teremos receio de O encontrar, pois de ante-mão já conhecemos a Sua vontade:
"Quero; sê Limpo."

boas férias a todos! em família, em paz e amor!

Sem comentários:

Enviar um comentário