segunda-feira, 4 de abril de 2011

A tua Fé te salvou.

Ao lermos os evangelhos somos surpreendidos por esta expressão de Jesus: "A tua fé te salvou.". Assim, encerra Jesus todos os episódeos de cura, todos os milagres que faz.
Sempre nutri esta curiosidade pela pergunta (poderosa) que Jesus coloca a todos os que O buscam suplicando uma cura, um milagre: "Tendes fé?" "Acreditas que Eu posso curar-te?" . Aqueles que responderam "SIM, eu CREIO!", esses receberam a cura e a salvação, e a esses Jesus disse: "A tua fé te salvou".
A dinâmica da fé assume assim toda a sua importância e esplendor. Não é porque Jesus é o Filho de Deus, onmipotente, que os milagres são realizados, mas porque o Homem que O procura e pede o milagre acredita firmemente que Jesus pode curar. Claro, que Jesus poderia curar mesmo se o Homem não quisesse, se até das pedras Ele pode fazer nascer filhos de Abrão. Mas, não iria isso contra o plano de liberdade de Deus para com o Homem? Que aprendizagem poderia o Homem receber de uma graça que não reconhece? Que não deseja e que não espera?
Assim, Jesus nos deixa esta poderosa lição sobre a fé.
É preciso o Homem acreditar, esperar e desejar. É preciso o Homem abeirar-se de Deus com fé pura e grandiosa em seu coração, para que todo o poder de Deus possa actuar através do Espírito Santo.
A nossa fé não é, pois, coisa pequena. É ela que move montanhas! As montanhas enormes da nossa vida e do nosso mundo! É ela que nos faz ir mais longe, mais além! É ela que nos sustenta na tribulação e nos alegra na esperança!
Os cristãos têm em si esta extraordinária ferramenta de vida: a FÉ EM CRISTO! Esta crença libertadora, potenciadora, que nos alavanca, que nos fortalece!

Mas, quantas vezes nos comportamos como se não conhecessemos Cristo? Cabisbaixo enfrentamos o dia-a-dia, sem ânimo, sem vontade. Já somos só desilusão e descontentamento. Já somos só revolta (ou pior, indiferença). Quem é assim não pode ser de Cristo.
Por isso, tenhamos cuidado e estejamos atentos ao nosso ser. Sabendo construir um coração puro que acredita sempre na vida, na sua verdadeira e plena dimensão. Um coração que não definha diante do problema e que não se desgasta diante da mesquinhez, mas que se fortalece na provação e que se entrega ao Amor e à Alegria que vêm de Jesus.

A fé constrói na pessoa um legado de paz. A fé anima a pessoa para uma luta valiosa: a realização dos sonhos de Deus!
Os cristãos, animados por sua fé, devem assumir hoje a sua verdadeira missão: construtores de um mundo vivo e cheio de graça. Aqueles que são rosto de uma esperança concreta e real alicerçada no que há de mais essêncial e profundo. Aqueles que oferecem ao mundo um caminho novo, digno e verdadeiro. Aqueles de quem transborda um fé contagiante, alegre e firme. Esses são os cristãos!

Nem, sempre é fácil, bem sei, que não é (quem não o sabe?!). Por isso, é que é importante o apoio e amparo dos grupos e comunidades cristãs, a leitura e estudo da Bíblia e, acima de tudo, a perserverança da oração intima, pessoal e diária com Deus.Como dizia o Pe. Paulo Ricardo da Canção Nova um destes dias numa palestra: "Em cada um de nós que somos filhos de Deus, existe um filho da mãe!" Este filho da mãe é a maior luta que cada um de nós trava. A missão de evangelizar é também e, antes de tudo, uma missão pessoal de evangelizar esse filho da mãe que cada um de nós é! Conquistar para Deus todo esse imenso território que existe em cada um de nós e que ainda não Lhe pertence!

Nesta segunda metade da quaresma podemos fazer este exercício de evangelizar o nosso próprio coração, descobrindo dentro de nós toda a força da fé que nos anima. Deixar que brotem rios de água viva no nosso interior. Deixar que o Espírito Santo nos ensine o poder imensurável da fé!

Veja o exercício de coaching: CRENÇAS na página Coaching para Famílias

1 comentário:

  1. "Conquistar para Deus todo esse imenso território que existe em cada um de nós e que ainda não lhe pertence!"
    Concordo plenamente que seja este o nosso maior propósito na nossa caminhada de conversão de todos os dias...

    Senhor eu creio mas aumenta a minha fé... Senhor eu amo mas aumenta aumenta o meu amor... Senhor eu espero mas aumenta a minha esperanç...

    Unidos em oração!

    Isabel Azadinho.

    ResponderEliminar