sábado, 12 de março de 2011

Jesus Cristo: o Servo

Neste início de Quaresma, importa olhar perto e dentro d'Aquele a quem temos por guia e inspiração. Falámos já aqui que Cristo está no centro da família. Por Ele compreendemos que a família é mais do que um aglomerado de gente, é uma vivência vocacional, um chamado divino sublime.
Através de Cristo, sabemos que toda a família tem uma missão a cumprir.
Somos convidados de Cristo neste grande banquete que é a vida plena em família. Ele, pessoalmente, nos convida a concretizar a nossa missão familiar vivendo quotidianamente os Seus valores.
Cristo nos convida, nos desafia, nos inspira, nos ensina, nos suporta e guia.
Vale a pena fazer este percurso quaresmal olhando de perto este Jesus que para além de tudo ainda se fez nosso servo. Que esta reflexão nos possa conduzir na descoberta do sentido do serviço a que nós, também enquanto família, somos chamados.
Deixo-vos, hoje um texto de Maria de Lurdes Azadinho que assim nos dá o seu contributo para que este blog seja também um espaço de debate e construção de ideias.

Jesus Cristo, O servo sofredor
Narra a Bíblia que um mestre em leis perguntou a Jesus em certa ocasião: "Qual é o mandamento mais importante?" ao que Jesus respondeu: "O mandamento mais importante - deverás amar o Senhor, teu Deus, com todo o coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças." O segundo é este: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Mc.12, 28-31).
É esta a razão pela qual, Paulo se alegra quando sabe que os cristãos das primeiras comunidades se preocupam uns com os outros e lhes pede que tornem a sua alegria completa, tendo todos o mesmo pensar, a mesma caridade, uma só alma e um mesmo sentir e sejam perfeitos, ao ponto de considerarem os outros superiores a si mesmo. Porque ao fazê-lo mostravam saber como Jesus tinha vivido, o que tinha ensinado e que entre eles tinham os mesmos sentimentos que havia n'Ele. (Fil. 2, 1-5)
É que sendo Jesus verdadeiramente Deus, não Se fez a Si mesmo igual a Deus, mas renunciando à Sua condição divina , assumiu a condição humana de escravo. (Heb. 2, 14-17)
Jesus nasceu numa família humilde e quando começou a Sua vida pública, as pessoas perguntavam "Não é o filho de José, o carpinteiro?"
Jesus esperava também que os seus pais compreendessem  que Ele tinha uma missão especial a cumprir e, por isso é que O encontraram no templo - a casa de Seu Pai - voltando com eles para Nazaré, obedecia-lhes. Nessa altura, diz o evangelista, Jesus era uma criança de 12 anos. (Lc. 2, 51) Foi, também por obediência a Deus e por serviço aos Homens que Jesus sofreu e foi crucificado. Por isso é que Deus O exaltou e Lhe deu um Nome que está acima de todo o nome (Fil. 2, 6-11)
Foi por esta Sua experiência vivencial de serviço e de servo que Jesus ensinou os Seus discípulos, não só a rezar (dimensão vertical da Sua missão apostólica) mas também a servir (dimensão horizontal da mesma missão).
Um dia a caminho de Cafarnaum, os discípulos disputavam entre si a liderança. Jesus disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, há-de ser o último de todos e o servo de todos!" (Mc. 9, 33-35)
No evangelho de Mateus, os discípulos interrogam Jesus sobre qual deles seria o amior no reino dos Céus. Como resposta, chamou uma criança, pô-la de pé à Sua frente e disse: "Senão voltares a ser como criancinhas, não podereis entrar no reino dos Céus. Quem, pois, se fizer humilde como este menino é que será o maior no reino dos Céu". (Mt. 18, 1-4)
Em outra ocasião, os irmãos Tiago e João, foram ter com Jesus para pedir os melhores lugares no reino do Céu. Jesus respondeu-lhes: "Verdadeiramente, não sabeis o que estás a pedir. Sois capazes de beber o cálice que estou prestes a beber ou ser batizado no mesmo batismo?" Quando os outros discípulos ouberam disto ficaram muito zangados com os dois irmãos. Então, Jesus reuniu-os e disse-lhes: "Sabeis como os governantes das nações fazem sentir o seu domínio sobre elas e a sua autoridade. Não deve ser assim entre vós. Quem quiser ser grande entre vós, faça-se vosso servo, e quem quiser ser o primeiro faça-se servo de todos. Pois, também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por todos." (Mc. 10, 35-45)

Podemos não ser capazes de imitar o Senhor até este ponto de heroicidade, mas somos todos chamados a ser bons Samaritamos e a prestar serviço à comunidade, não como um meio para fugir dos nossos problemas, mas com preocupação genuína para com aqueles que na nossa família ou comunidade têm problemas graves e urgentes. O Senhor pode chamar-nos para ministérios especializados: prestando assistência viciados, a prisioneiros, doentes, etc. Nestes serviços, Jesus não espera que sejamos bem sucedidos, mas que sejamos, acima de tudo, fiéis e generosos como a mulher que derramou um rasco inteiro de essência de nardo - perfume caro - na cabeça de Jesus. Desperdício e coisa incrivelmente idiota, aos olhos do mundo, mas bela e preciosa aos olhos de Jesus, que deveria ser narrada em toda a parte onde o evangelho fosse anunciado (Mc. 14, 3-9).

2 comentários:

  1. A quaresma lembra-nos esta dimensão de cruz como serviço. A quaresma lembra-nos que fomos exaltados por Aquele que sofreu e que foi humilhado e desprezado. A quaresma leva-nos para dentro ao encontro de Jesus verdadeiramente transcendente. Este Jesus pregado na cruz, criminalizado e violentado, é o Jesus mais díficil de compreender. Creio que para todo o Homem, esta dimensão de Cristo- servo e sofredor - seja aquela que mais exige da nossa fé.

    ResponderEliminar
  2. Jesus ensina-nos a orar e a servir... que sejam estas as nossas atitudes nesta Quaresma!

    ResponderEliminar