sábado, 5 de abril de 2014

Totus Tuus, Maria

"(...) faça-se em mim segundo a Tua palavra." Lc. 1, 38


Em toda a Bíblia recordo duas passagens com este consentimento. A primeira é de Maria; a segunda de Jesus.
E esta foi a palavra que ontem, enfim, acalmou meu coração (depois de 30 dias de angústia, desânimo e receio).
E de repente veio à minha memória a história de Zacarias...Meu Deus! Como sou como ele!


"Apareceu-lhe, então, o anjo do Senhor (...). Ao vê-lo, Zacarias, ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas, o anjo disse-lhe: "Não tenhas receio, Zacarias, a tua súplica foi atendida (...)"."
Zacarias questiona o anjo - "como hei-de verificar isso" - e argumenta - "se estou velho e a minha mulher avançada em anos" (?). E o anjo respondeu: "Sou Gabriel, aquele que está diante de Deus e fui enviado para te falar e dar-te estas boas novas". E como o anjo achou dúvida e desconfiança no coração de pedra de Zacarias lhe diz - "Vais ficar mudo, sem poder falar, até ao dia em que tudo isto acontecer, por não teres acreditado nas minhas palavras". M«Lc.1, 18-20


Quando o Pe. Marco nos desafiou a fazer a consagração Totus Tuus, foi como se o anjo Gabriel nos visitasse. Nós que em Maio passado recebemos o Esposo, estávamos agora a ser convidados para receber também a Esposa. Tudo se iluminava.
Veio ao meu coração a oração desse dia da Efusão em que o Espírito Santo nos chamou "pilares da Sua Igreja". E como ser pilar sem sustento ou fundação? Sem o Espírito Santo e sem Maria?


Mas, no primeiro dia da quaresma, assim que abro a primeira página do livro Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem" um arrepio percorre toda a alma e pergunto: "como hei-de verificar isto, se estou velha e o meu esposo avançado em anos". (O Homem velho em nós é ENORME! óh barrica oca, fedenta, vazia).
Gabriel falou-me como a Zacarias: "fui enviado a dar-te estas boas-novas"...e emudeci.


Cumpri estes 30 dias com esperança, mas também com grande frustração, tristeza e inquietação. Com grande angústia e pouca expectativa. Sempre no limiar de abortar tudo. Porquê? - escrevi a certa altura ao Pe. Marco - não havia de ser fácil este caminho? Afinal, caminhamos para a Nossa Mãe. (se caminhasse para o inferno se calhar não me angustiava tanto...óh cegos de nascença que nem na beira do caminho estão...). O Pe. Marco responde apenas que não é a facilidade que faz o caminho, mas a fidelidade.
E sigo.


A uma semana da consagração, sem querer volto aqui ao blog a recordar as mensagens de 19 de Maio e de 16 de Maio de 2013. Em especial esta última.
De repente cai a ficha e compreendo que o anjo me diz: "Não tenhas receio, Sofia, a tua súplica foi atendida". É minha Mãe Maria a chegar-me alguma coisa do alto. "Esta mãe, doce e terna que intercede sem cessar...esta mãe que cuida, que nos embeleza antes de nos apresentar ao Pai, é imagem da pureza do Amor." (in mensagem do blog de 16 de Maio 2013). É esta Mãe que alcança onde nós não alcançamos...esta Mãe que ora connosco no quarto lá de cima e nos dá todas as coisas do alto.


As mensagens que chegaram de Medjugorge a 2 de Março, 25 de Março e 2 de Abril são como pedras fortes no lago que me permitem caminhar sobre as águas. Operações cirúrgicas de mínima invasão a um coração pequenino. Três furinhos direitinhos ao alvo.


E ontem, pela manhã, mesmo antes da confissão, Maria fala "faça-se em mim segundo a Tua palavra".
O mesmo anjo Gabriel que visita Maria e lhe dirige as mesmas palavras: "Não tenhas receio Maria (...)".
Só uma criatura tão bela e tão intimamente ligada a Deus pode acolher o Espírito Santo dizendo: "Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra."
Só esta Mãe pode dizer por nós o mesmo.


E vejo assim, Maria coser com fio de ouro, a oração da efusão, transformando a nossa casa em casa de oração, e a minha súplica de 16 de Maio.


"Maria, minha mãe, quero pedir-te que me habitues a caminhar contigo na vida. A ter-te por perto. A ser-te filha, de modo a que possa "(...) conhecer os caminhos da Vida" e deixar Jesus "encher-me de alegria com Sua presença".
E assim fizemos o nosso Totus Tuus.




Com gratidão,
obrigado ao grupo de casais de João Paulo II da paróquia do seixal; obrigado ao pe. Marco (pelo desafio e amparo), aos nossos pais (pelas suas orações e apoio logístico), à Débora e ao Paulo, meu irmão (porque já são 18 anos a caminhar, desde as tertúlias de Lisboa à Consagração a Nossa Senhora), à Isabel e ao Carlos (porque o caminho partilhado é sempre mais feliz e fecundo) e  ao Pedro (porque Deus nos chama pelo nosso nome Sofia&Pedro, e sem ti nada teria sentido)

Sem comentários:

Enviar um comentário