sábado, 21 de junho de 2014

Ut Christus Ecclesiam Amavit (Como Cristo Amou a Igreja)

Que privilégio este que nos trouxe até Roma para participar neste fazer história.
Tenho absoluta certeza que a cada um Deus chamou pelo nome. A cada um chamou por um propósito. E todos juntos ali estávamos, unidos, numa mesma missão de oferecer ao Papa Francisco a cruz Ut Christus Ecclesiam Amavit (Como Cristo Amou a Igreja).

Esta cruz que transborda das dimensões humanas, diante da qual somos pequenos, ao mesmo tempo que nos sentimos enormes, recorda-nos que assim somos também diante de Deus: pequenos filhos que sendo tão amados por Ele transbordamos das nossas próprias dimensões miniatura.

Esta cruz, que demorou 9 meses a finalizar porque criada no seio da oração foi, concerteza, acolhida no ventre materno de Maria. Só assim se explica a intensidade do olhar entre Cristo e Maria.
Esse olhar gravado na pedra, nem é de pedra, nem provém das mãos talentosas do escultor. 

Esta obra tem um quê inexplicável que nos atrai.
É bela? sim. Muito bela por sinal. 
Mas, há nela uma beleza de outra dimensão pela qual somos atraídos. O nosso olhar prende-se ao de Maria e junto com Ela olha Cristo.
E nesta descoberta da beleza sentimos que a obra é apenas um meio que aponta para Cristo.

E Cristo todo debruçado na cruz sobre a sua Igreja, debruça-se com a mesma entrega sobre cada um de nós.


E nós?
Estaremos como Maria dispostos a abraçar e acolher o nosso Esposo?

Creio ser esta a beleza desta cruz: a interpelação profunda ao nosso ser que intimamente nos recorda que todos nós amamos a verdade e temos grande necessidade de Redenção.

Talvez, por isto, esta cruz apele intensamente à oração.

E, talvez por isto, cada um de nós se deixou tocar; se deixou chamar por Deus-Pai, e veio a Roma participar nesta oferta. Simbólica? claro. Como de resto todas as ofertas. Mas, será no simbolismo das nossas ações que se encontram as motivações profundas e substanciais do nosso ser.

Dia 18/06; 07h55m: A espera...

...junto ao Vaticano. A alegria já se revelava nos nossos rostos, prontos há muito para este momento que estava prestes a começar. O Padre Miguel Pereira e a Dra. Maria José Vilaça expressavam aquele olhar de quem enfim concretiza um projeto há muito sonhado. 
Em cada rosto encontrava a mesma alegria ansiosa. 

Dia 18/06; 08h00m: a caminho...
Gosto particularmente desta foto.
um grupo de pessoas com um propósito a caminho da Praça de S. Pedro.
A Teologia do Corpo começa por ser a descoberta de uma proposta, de um Caminho, de uma forma de ser e estar.
Acaba depois por se revelar uma Verdade diante da qual nos sentimos ora deslumbrados, ora apaziguados.
E no nosso íntimo vai nascendo esta vontade, que provém da liberdade, de nos deixarmos envolver, de abraçar a Verdade e nos fazermos ao Caminho. Este querer entregar-nos à Vida para vivê-la na autenticidade.
Queira Deus - nos permita Jesus, e nos anime o Espírito Santo - que a Teologia do Corpo acabe por fazer de nós um grupo de Pessoas (criadas à imagem e semelhança de Deus) que vivem com o propósito de ser sinal da Verdade neste caminho para a morada do Pai.

Dia 18/06; 10h00m: A Audiência...

O Papa Francisco entra na Praça de S. Pedro às 10 horas da manhã. Uma praça cheia o espera. Ele desloca-se por toda a praça no papa-móvel, cumprimentando, acenando, e parando aqui e ali para beijar uma criança, ou tocar num doente. Deus cuida de todos, mas especialmente dos mais frágeis e mais pequenos. E nestes gestos simbólicos, o Papa Francisco vai evangelizando os nossos corações
A praça responde com palmas, acenando, levantando bandeiras dos vários países que naquele dia ali se fazem presentes. Gritam o seu nome "Francisco! Franscisco!" e então alguém se lembra que ele próprio disse que queria que gritássemos "Jesus! Jesus!" e é esse o nome que enfim se escuta.
Estes momentos provocam um arrepio na alma que nem sabemos bem explicar porquê. 

"É só um homem." - afirma a nossa razão, naquela brecha de nós próprios sempre aberta à escuridão.
"Pois é. É só um homem" - responde o nosso pensamento - "Mas, é pelos homens que Deus soprou o Espírito Santo e O insuflou pelas narinas." 
E quando Deus quer é pelo corpo, mãos, olhos, boca, mente, coração e inteiramente todo o ser-humano que Deus se manifesta, que Deus fala, que Deus age. Não porque Ele precise disso, mas porque assim nós compreendemos melhor. 



E como Deus tem usado destes homens que foram os últimos Papas para falar a todos nós?
Fico sempre espantada com esta constatação de como Deus tem colocado na cadeira de Pedro, homens tão cheios do Seu Espírito!
Pelo menos nós, neste último século temos sido muito amados por Deus. Esta sucessão de Papas desde Pio XII passando por S. João XXIII, Paulo VI, S. João Paulo II, Bento XVI e agora Francisco, tem sabido entregar-se verdadeiramente ao serviço e ao apostolado de Cristo na dimensão confusa e contorcida da nossa atualidade.

Deus tem falado muito! Deus tem feito de tudo para nos revelar a Verdade!
A nossa surdez parece incurável...
E Deus vem; continuamente nos espera, nos ama...olha-nos por dentro...com ternura...e nos diz: "tu és meu; meu filho muito amado". E Deus tem dito isto tantas vezes nos últimos 100 anos através da boca e dos escritos, das ações e dos testemunhos vivos destes sucessores de Pedro...!
E é exactamente esta a preciosa constatação que nos assoma a alma nas leituras das catequeses da teologia do corpo: Isto é Verdade! Onde estava isto a minha vida toda?!


Neste dia tão especial para nós, em que fomos a Roma participar na audiência geral do Papa, para oferecer o trabalho que outras 129 audiências papais nos inspiraram; neste dia em que nos preparámos para, simbolicamente, deixarmos em Roma uma marca visível do nosso desejo interior de sermos Corpo de Cristo; o Papa Francisco inicia um novo ciclo de catequeses sobre a Igreja.
Eu sei, mas ainda me espanta a Providência Divina! Corpo de Cristo que é Igreja...de que outro tema poderia o Papa Francisco falar?...

Para ler a catequese clique - Catequese Papa Francisco 18 Junho 2014

Dia 18/06; 11h00m: o beija-mão/ a nossa oferta
Depois da tradução da catequese em várias línguas, o Papa Francisco volta a cumprimentar os que ali o esperam. A delegação portuguesa teve a honra de ficar sentada nas primeiras filas laterais; 5 tiveram ainda o extraordinário privilégio de ficar mesmo na primeira fila e de poder ter um contato bem próximo com o Santo Padre. 
Foi tão emocionante para todos nós esse momento, que o senti como um desses momentos únicos dos quais se tiram fotografias com o coração.
Partilho algumas fotos do Observatório Romano.

Oferta do livro "O Amor Humano no Plano Divino" (tradução portuguesa) pelo Padre Miguel Pereira ao Papa Francisco

Oferta do livro que reúne as 129 catequeses sobre a Teologia do Corpo proferidas pelo Papa João Paulo II, nas audiências gerais de 4ªfeira, entre 1979 e 1984.

Da esquerda para a Direita:
Papa Fracisco, Padre Miguel Pereira, SS. AA. RR. D. Duarte de Bragança e D. Isabel Heredia, Maria José Vilaça

Oferta do livro com as mensagens deixadas no site www.teologiadocorpo.org por dezenas de cristãos que se uniram a nós nesta iniciativa.

 Oferta do livro "Os homens e as Mulheres são do Eden" de Mary Healy, por Maria José Vilaça ao Papa Francisco.
E este extraordinário momento em que o escultor da cruz Carlos Oliveira aperta a mão ao Papa Francisco. Como é visível o seu sentimento!


Oferta de uma réplica em miniatura da cruz Ut Christus Ecclesiam Amavit ao Papa.

Papa Francisco recebe esta singela réplica das mãos do escultor Carlos Oliveira e do Padre Miguel Pereira.

Sim! É de todo o coração Papa Francisco!

Do coração de todos os que um dia foram tocados pelas palavras de S. João Paulo II nas catequeses da Teologia do Corpo.

Ajude-nos a levar esta boa-nova a mais famílias e casais. A mais jovens. A mais sacerdotes e consagrados.


Rezamos para que a Cruz original seja agora colocada num local onde continue a ter vida; a inspirar vida; a apelar à oração; a interpelar outros homens e mulheres para que descubram quem são e nesse descobrir da Verdade desejem ardentemente ser sinal visível do invisível; desejem ser sinal da Imagem e Semelhança de Deus com que Ele mesmo nos criou; desejem viver a vocação a que Deus os chama transbordando do Espírito Santo; desejem viver com Deus na centralidade das suas vidas; desejem ser famílias que se entregam pela Vida; desejem ser bastões vivos da oração; desejem, enfim, fazer este Caminho que é Jesus Cristo, dando no quotidiano das suas vidas testemunho do Amor! desse Amor Humano no Plano Divino tal como Deus-Pai o desejou!

Graças Meu Senhor e Meu Deus-Pai, porque me chamaste pelo nome...Sofia

Sem comentários:

Enviar um comentário