sábado, 2 de janeiro de 2016

Fazei tudo o que Ele vos disser

"Somos pedaços de um sonho, filhos do universo,
Somos das estrelas poemas, escritos num verso."

Jo 2, 1-5
Primeiro há este casamento.
Casamento de Adão e Eva; casamento de Cristo com a Igreja; e pelo meio este casamento de canã onde Jesus realiza o primeiro milagre.
O casamento de Adão e Eva é manchado pelo pecado. Eva deixa-se seduzir pela mentira, pela possibilidade de ser mais do que já é. Adão que acusa Eva:" a mulher que Tu me deste é que me fez pecar." Sedução, mentira e acusação continuam ainda hoje a ser causa de tanta dor, de tanto desentendimento e divórcio. Causa de tanto impedimento ao amor. Causa de tão grandes feridas.

O casamento de Cristo com a Igreja é esse grande casamento que todos desejamos: união total, livre, fiel e fecunda. Esse casamento livre de mancha, onde a união é perfeita. Onde o amor é verdadeiramente Esponsal, puro e imaculado.

Pelo meio vários casamentos vão decorando a Bíblia sempre nos ensinando passo-a-passo a realizar o casamento humano no plano divino.

Sara e Tobias que nos ensinam a vencer a morte com a oração em casal. A oração que pelo seu poder faz o amor (de Cântico dos Cânticos) ser mais forte que a morte.
E Canã que nos ensina a deixarmos Maria e Jesus tomarem parte e a intervirem em nosso casamento.

Maria, mãe solicita, que sabe o que nos faz falta mesmo antes de nós darmos conta disso.

O vinho: esse elemento que decora as nossas festas. Fruto do trabalho do homem. Trabalho de perícia, paciência, paixão e empenho. Trabalho de aperfeiçoamento. Trabalho conjunto do homem com a natureza.
Jesus vem e da água faz vinho.

A água que nos é dada por Deus. O homem não faz água, apenas a usa.
Mas, é precisamente desse algo que Deus nos dá que Jesus faz o vinho. O vinho bom e melhor.

Como é bom deixar Maria e Jesus viverem e tomarem parte connosco no nosso casamento!
Deixar que Maria veja antes de nós o que nos faz falta e pedi-lo a Jesus.
Como é bom deixar que Jesus pegue em algo simples que Deus-Pai nos deu -  o amor - e fazer dele algo ainda mais extraordinário - o Amor Esponsal!

Jesus: Deus que entre nós habita; carne como nós...quando este Jesus se faz presente...quando o convidamos a tomar parte connosco na nossa festa...quantas graças recebemos! Quanto vinho bom Ele derrama em nossos corações!

Maria: "Fazei tudo o que Ele vos disser".
Este é o mandamento de Maria.

E nós? Não seremos esses servos a quem a Mãe dirige estas palavras? Com certeza.
Somos, sim, esses servos do nosso casamento a quem a Mãe diz "Fazei o que Ele vos disser."
E Ele diz: "Peguem nas vossas coisas, regras, normas, defeitos, preconceitos, vãs ilusões. Mas, peguem também nos vossos sonhos, qualidades, vontades, liberdades e promessas e ponham tudo dentro do vosso casamento. Eu direi uma só palavra e sereis salvos. Tudo quanto são; tudo quanto possuem Eu posso transformar em Amor. Amor maior. Amor eterno. Amor puro. Santo. Imaculado. Amor Esponsal: esta é a Graça que vos dou. Esta é a minha bênção. E a vossa festa não terá fim."

1 comentário: