sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Porta do Céu: Maria

"Deus reuniu todas as águas e fez o mar; reuniu todas as graças e fez Maria"- S. Luís de Monforte

Jo 1, 29-51
Todo o cristão é testemunha de Cristo. A todos o Pai chama a testemunhar Cristo e a dizer como João diante de Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo."
Isto o dizemos a cada Santa Missa "Eis o Cordeiro de Deus."
Jesus imolou-se por nós para tirar o pecado do mundo. Por amor a Jesus nós nos imolamos para tirar o pecado de nós. Sem o nosso sacrifício o pecado continua em nós mas sem o sacrifício de Jesus jamais poderia sair de nós.
É preciso reconhecer que Jesus é o Cordeiro de Deus. É preciso afirmar que é Ele quem tira o pecado do mundo.
Porquê? Porque não somos capazes de o fazer sozinhos?
Porque razão a nossa inclinação para o bem não é suficiente?

Neste dia de Nossa Senhora talvez ela própria nos ajude a relembrar que nesta luta somos só combatentes. Não somos senhores da guerra e certamente também não somos senhores da paz. Maria recorda-nos a verdadeira dimensão desta batalha.
De resto, é bem visível que todas as nossas obras se corrompem facilmente apenas com o nosso humano: invejas, ciúmes, mentiras coabitam com a nossa generosidade, simpatia e verdade. As nossas grandes obras de amor e justiça sempre acabam impregnadas de vaidades, honrarias e poder. Tais defeitos são o mar preferido das nossas ações.

Por essa razão, o apostolado da ORAÇÃO deve ser o primeiro.
Só a escuta de Deus nos revela o caminho. Só Sua palavra aperfeiçoa o que há em nós. Só Sua luz ilumina o nosso melhor.
Rezar, rezar, rezar. Por amor, aniquilar o nosso pecado. Por amor, cultivar mais e mais o nosso coração.  Por amor deixar que a FÉ expanda a nossa alma, até reconhecermos JESUS como Filho de Deus.
O nosso apostolado de sacrifício e caridade serão apenas a nossa forma humana de dar testemunho desse Alguém maior (a quem não somos dignos nem de desatar a correia das sandálias) sobre Quem pousou o Espírito Santo e por Quem Ele se nos dá.

"QUE PROCURAIS?"
Eis a questão. Esta questão a coloca Jesus a cada um de nós que o segue.
É bom que saibamos a resposta. Ninguém se põe à toa a seguir o outro. O cristão não é nem louco, nem ignorante, nem tolo. O Cristão não anda à toa. "Que procurais?"

Os discípulos responderam com outra pergunta: "Rabi, ONDE MORAS?"
Não é esta também a nossa resposta?
Não é apenas isto que procuramos? Saber onde mora Jesus.
Seja dentro do nosso coração, seja no alto das montanhas ou na profundeza dos oceanos. Queremos estar nesse lugar onde mora Deus.

E Jesus responde interpelando: "VINDE VER".
Como amo esta resposta...vinde ver.
A todos Jesus convida a segui-lo. Também a cada um de nós Ele faz este convite. A cada dia.
É preciso ir. É preciso seguir Jesus: Ele nos levará à Sua morada e nos permitirá viver conSigo, nesse mesmo dia. Mas, é preciso querer. É preciso ir. Ir com Jesus.

No testemunho que damos desta nossa escolha, as nossas palavras devem ser tão certas e escassas como são as de André e de Filipe neste evangelho.
"Encontrámos o Messias" - disse André a seu irmão Pedro. Apresentou-o a Jesus e depois foi Jesus Quem tudo fez com Pedro.
"Encontrámos Aquele de quem Moisés escreveu na Lei e os profetas: é Jesus, filho de José." - disse Filipe a Natanael - "Vem e verás." E depois apresentou-o a Jesus e foi Jesus Quem tudo fez a Natanael.
Nós damos testemunho, como João Batista, de Jesus verdadeiro Deus é verdadeiro Homem - o Messias e o filho de José. Este é o Filho do Homem sobre o qual descem e sobem os anjos de Deus. Ele é a escada entre o Céu e a terra. Ele é o CAMINHO que conduz à VIDA. À vida de VERDADE: a VIDA ETERNA.

Esta escada que se estend do Céu até à terra entrou no mundo por uma PORTA: MARIA.
Maria, Senhora e Rainha da Paz; mãe do Cordeiro de Deus e mãe dos filhos dos homens. Ela é a Porta do Céu. Que conduz à escada por onde sobem e descem os anjos de Deus. Por meio da qual o próprio Jesus nos diz: "Vinde ver".

Sem comentários:

Enviar um comentário