sábado, 12 de fevereiro de 2011

Você vai estar fora da rota 90% do tempo. E daí?

O importante é que saiba que tem uma rota!

Tal como um piloto de um avião precisa de uma rota para fazer o caminho do ponto de partida até à chegada, assim também nós e as nossas famílias necessitamos de um caminho que nos conduza à nossa meta.
Mas, o piloto do avião também necessita de um sistema de alerta que lhe comunique quando está fora da rota, e de uma torre de controlo que lhe dê instruções para que possa corrigir e retomar a direção. Assim, toda a família precisa de estar equipada com um bom "sistema de alerta".
As famílias cristãs têm ao seu alcance o melhor "sistema de alerta" possível: a Palavra de Deus e o próprio Espírito Santo!
E a nossa torre de controlo é o próprio Deus Pai, que sempre nos indica o caminho.
Eu diria, que Jesus é a própria rota para todas as famílias cristãs!

No retiro de casais do RCC, que teve lugar nos dias 29 e 30 de Janeiro último, o Pe. Rocha Monteiro, alertava as famílias para a necessidade de terem uma missão, de a compreenderem e de a assumirem plenamente.
De facto, uma missão familiar pode traduzir-se naquilo que a família é chamada a ser e a viver.

Escrever uma missão familiar, pode parecer algo disparatado, mas é uma excelente forma de proporcionar uma boa conversa em família sobre o que de mais essencial e importante existe para ela. Sem essa boa conversa, a nossa existência familiar ficará restricta à convivência e o que mais poderemos obter é "uma boa convivência".
Uma "boa convivência" é fundamental, mas a família é muito mais do que isso!

Estou certa de que Deus deseja que a família seja um espaço íntimo de relação, de crescimento e de desenvolvimento humano, um espaço grandioso de amor. Um lugar onde as pessoas se comprometam e vivam umas com as outras em transparência e verdade, em amor e perdão.

Depois de refletir sobre a nossa missão pessoal e familiar, podemos escrevê-la e afixar num lugar central da nossa casa, onde ela possa ser lida, conhecida e interiorizada por todas as pessoas da família. Este pequeno gesto funciona como um "equipamento de segurança" que permite lembrar à família qual a sua meta e assim, manter-se na rota!

Não poderemos esquecer que o caminho é importante enquanto nos conduz à meta. E qual é a meta para as famílias cristãs?

Deixo a pergunta, certa de que todos sabemos qual é a resposta, mas será maravilhoso receber os vosos comentários.

 
"Eu Sou o caminho, a Verdade e a Vida" Jo.14, 6-7

Veja o exercício que proponho na página Coaching para Famílias e seja a família que Deus deseja!

2 comentários:

  1. Sinto uma enorme alegria por esta iniciativa e pela tua partilha. Peço ao Senhor que nos mantenha sempre unidos no seu amor e que neste espaço sempre nos consigamos relacionar em sintonia com os valores do evangelho; de uma forma autêntica, simples e despretensiosa a exemplo da família de Nazaré e das primeiras comunidades cristãs.
    Que o Senhor nos abençoe..."
    Sandra

    ResponderEliminar
  2. A pedido de alguns publicamos aqui a nossa missão familiar (espero que seja um incentivo para vcs):
    SER ROSTO DA FAMÍLIA DE CRISTO
    Amar-mo-nos uns aos outros;
    Confiarmos uns nos outros;
    Perdoar-mo-nos uns aos outros;
    Doar-mo-nos uns aos outros;
    Rezarmos juntos;
    Alegrar-mo-nos com cada momento, com cada ser da nossa família, com cada oportunidade de vida.

    ResponderEliminar