segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

"Se souberes separar o que tem valor do que não presta

tu serás a Minha boca." Je. 15, 20

Quando tropeço em frases como esta fico sempre admirada, repleta de espanto. Sim, a glória de Deus é sempre imensa e sempre nos arrebata, sempre nos arranca do cómodo sentir e do comum pensar.

Se souberes separar...

O Deus dos cristãos não é um deus do tudo-feito, tudo-pronto, compra-embalado-2-minutos-microondas-e-já-está. Não, este é um Deus que convida à acção, ao pensamento e à constante decisão. Um Deus que vai deixando uma dica aqui e outra ali, revelando um pouco cá outro acolá e, paradoxalmente, tão transparente e tão revelado, que toda a Verdade aí está, ao nosso alcance, ao alcance do que se converte.

Um versículo antes diz o profeta: "Se tu te converteres, Eu te converterei".
Se tu te decidires por Mim, Eu farei toda a tua conversão. Se tu te decidires primeiro, pela tua fé, pela tua livre escolha, Eu, então, farei em ti a tua conversão. "E ficarás na minha presença" - continua o profeta.

E se, depois, souberes separar...
Aqui nos desafia e nos confia Deus. Saber separar. Saber peneirar.Tal como Deus peneira o trigo do joio.
Saber separar é assim uma tarefa própria de Deus. E é o próprio Deus que nos diz que essa é também uma ocupação própria do Homem.

Quantas vezes em cada dia esta nossa cultura se esquece de separar. Habituada que está a ter tudo-pronto, tudo-à-mão, ideias-feitas de universo, frases-ruminadas de boa-vida, opiniões-relativas-de-tudo-e-absolutas-de-nada.

Ao cristão abre-se um outro caminho. É preciso caminhar aqui (que trabalho! dirão alguns...); é preciso pensar aqui; e é preciso fazer e até saber! (vejam só?! quanta trabalheira têm esses cristãos! Não há p'raí um livro que resuma tudo em dois ou três paragrafos?)

O que tem valor do que não presta.

Saber avaliar e atribuir valor ao que nos é importante e guardá-lo como um tesouro, jogando fora tudo o que não presta, o que não convém.
Limpar o nosso coração, a nossa mente e o nosso espírito dos resíduos, ou como se diz agora depurá-lo das toxinas é tarefa urgente. Nem sei se requer muito tempo, acredito que requer apenas querer, fazendo uso desse primeiro dom que recebemos A Vontade Própria.

Guardar o que tem valor. Saber bem o que tem valor, aos olhos de Deus e aos nossos olhos depois de lavados por Ele, e escolher guardar isso como um precioso tesouro será pois a máxima sabedoria para o Homem.

E para o Homem que atinge essa sabedoria, reserva-lhe Deus um destino maior: tu serás a Minha boca.

Quão grandioso este destino a que nos convida Deus. Ser a Sua boca, por onde Ele profere a Sua palavra, essa que é alimento e vida, esse som que cria, que ampara, consola, e alavanca tudo em nós. Quão puro terá de ser um coração para um dia ser boca de Deus! Parece tão inimaginável isso para nós que conhecemos bem o nosso coração e mente e bem sabemos de quanto estão cheios...e, no entanto, basta saber separar o que tem valor do que não presta...e, no entanto, é o próprio Deus que nos criou, que nos sonda e conhece melhor que já sabe que esse destino tão alto está mesmo ao nosso alcance.

Sem comentários:

Enviar um comentário