quarta-feira, 20 de março de 2013

No princípio, Ele os criou homem e mulher

"Por isso, o homem deixará pai e mãe e e unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne (?) Portanto, já não são dois, mas uma só carne" Mt. 19,5-6 


 Irmão,
dedico-te estas palavras. Agora, já não só a ti, mas também aquela que contigo se tornou uma só carne. Aprendi, há pouco, que o mesmo sinal antigo usado para referir carne também representava vida. Então, noutra leitura da mesma expressão, dedico também aquela que contigo se tornou uma só vida.

Bem sabes o quanto me toca esta nossa família e esta nossa relação de uns para com os outros, que se cose com linhas de amizade e estima. É por causa dessas linhas que só se sentem que a vida de uns e outros se toca e nos toca a cada um no coração. Por isso, que uns são para os outros motivo de inspiração e exemplo. Por isso, que é tanto o que convosco aprendo. Por isso, que é tanto o que cada um é de desafio para o outro.
Que essa aprendizagem nos eleve a todos mais alto.

Numa perspectiva, agora absolutamente nova, surge então aquela expressão "no princípio". Longe de querer aqui repetir o que o beato João Paulo II de forma tão bela colocou em palavras e reflexão, quero apenas repetir aquela expressão "no princípio" para que ao longo do caminho do matrimónio não nos esqueçamos jamais dela. Pois se é aí que reside o mistério e a beleza da criação de Deus, é precisamente aí que mais se ataca o matrimónio. No princípio, se ataca, até que nos esquecemos totalmente do princípio e começamos a planear o fim.
Não é assim que vemos acontecer? no mundo? todos os dias?
Hoje é mais fácil divorciar que casar. Aliás, hoje, antes de assinarmos o registo do nosso casamento, já temos de decidir como nos vamos separar. E vejo isto acontecer como se fora normal e correcto. Porque não?
E até que sendo o final tão banal e estúpido, se coloca antes do princípio a própria questão da sua existência. Para quê começar algo se logo termina? É HOJE entre um FIM estupidificante e um INÍCIO desprovido de sentido que se coloca o matrimónio. É, por isso, uma verdadeira demonstração de fé matrimoniar-se. Matrimoniar-se nessa comunhão com o princípio criador. Nesse desejo ardente de que por um mistério sagrado os dois se tornam uma só vida. E para sempre. Mas, o sempre que é toda a eternidade. Muito para além da dimensão humana dos anos, dos séculos ou milénios. Um para sempre que é sempre na dimensão divina.Nessa, onde não há lugar a dias ou anos, nem a passado ou futuro. Mas, nesse eterno que é sempre presente. Naquela mesma dimensão de eternidade onde Deus apresentando-se a Moisés lhe diz "Eu sou Aquele que sou" . Sou, não fui, nem serei. Sou. Sou para sempre. E é nesse mesmo tempo verbal que os dois se tornam um.
E é nesse mesmo tempo verbal que são os dois guardiões da sua vida tornada uma. Um do outro. Recordo agora que ontem o Papa Francisco rebuscava esta mesma ideia de guarda. E a todos nos interpelava a sermos guardas uns dos outros e da criação. Guardas dos dons e talentos que Deus nos confiou. Guardas no exemplo de José e de Maria. E é precisamente esta a primeira pergunta bíblica: "Sou, porventura, eu guarda do meu irmão?" Esta a primeira pergunta a que somos chamados a responder.

E nós queremos responder SIM. Sim com convição. Com amor. Com intenção.
Aqueles que decidem assim matrimoniar-se no Espírito Santo, decidem dar o seu SIM a esta questão e mostrar que desde o princípio o fazem.
Que Deus providencie em vossa vida a benção necessária e adequada. O matrimónio é uma viagem linda. Um caminho maravilhoso. E transcendente quando Deus habita connosco. Um campo lindo que esconde um tesouro. Assim é a vida com Deus.

(para os meus irmãos Paulo e Débora; Isabel e Carlos. para a minha vida Pedro. e aos nossos pais que nos fortalecem na fé)

2 comentários:

  1. Sem duvida somo um!!!!

    E caminhamos juntos com Cristo em direcção ao Principio que é tambem Fim...o Amor do Pai

    Amar-te-ei sempre...

    ResponderEliminar
  2. Sim Sofia!
    Também como tu acredito que o amor e o sacramento do matrimónio são para sempre, por que fomos escolhidos uma para outro e para sermos uma só vida. Mas sem dúvida que o nosso amor tem que se fortalecer todos os dias naquele que é a fonte do amor e que nos renova porque que nos recorda em cada momento que amar é doar-se, é dar-se ao outro...com humildade, com bondade, com paciência, com carinho, com alegria, com querer, com persistência...
    Que o Deus Amor seja sempre o alicerce da nossa família.
    Parabéns ao Paulo e a Débora, também pelo seu exemplo e testemunho de amor, com o qual também nos fortificam.
    Isabel.

    ResponderEliminar