sexta-feira, 22 de março de 2013

Deus nunca se cansa de Perdoar

Deus-Pai, infinitamente misericordioso, nunca se cansa de nos perdoar.

Sabe tão bem ouvir do Papa esta palavra...num mundo em que os homens tanto se esquecem de perdoar...que acreditam que viver no conflito é a sua natureza.

Como é grande a dureza do nosso coração.

Na nossa missão familiar (que está afixada na nossa sala de refeições) temos uma linha dedicada inteiramente ao perdão. Porque a nossa própria consciência nos diz que esse será sempre o grande desafio. Perdoar. E não cansar de perdoar. Nunca. Sempre.

Este é o tempo que antecede a Páscoa. Não tenho outra intenção neste momento a não ser viver a próxima semana na santidade vivificante do perdão.
Dum perdão que demora em dar-se porque grande é a dureza do nosso coração. Grande é a dureza do meu coração.
Que o infinito amor de Deus-Pai possa fazer o meu coração manso e humilde como o coração de Jesus.

Um dos maiores coachs de liderança pessoal e motivacional afirma que as nossas relações são como contas bancárias nas quais fazemos depósitos. Quando fazemos uma retirada, o saldo diminui automaticamente, e por mais que queiramos a nossa natureza não nos deixa repor esse saldo. Temos de fazer um novo depósito para repor a conta.
O perdão é assim como um grande crédito que não só repõe o saldo após uma retirada, como suplanta o saldo inicial.
Assim, como se o Banco creditasse a nosso favor uma quantia. Só que o perdão é gratuíto. Uma vez dado sobre ele não se podem pedir juros. Um perdão não é um empréstimo. Perdoo por minha decisão, não para requerer do outro um juro em troca.
É exactamente esta gratuítidade do perdão e esta imensa liberdade que o tornam mais difícil.
"Ah, se o outro ao menos pedisse desculpa....eu perdoava" ou "Eu perdoo mas não esqueço!"
São estas as frases mais comuns do nosso coração. A dependência da desculpa do outro, retira ao perdão a sua liberdade. O não esquecer retira-lhe a gratuítidade.
E é por isso, que o perdão só se dá no Espírito. Na graça do Espírito. No infinito Amor de Deus.


Sem comentários:

Enviar um comentário