terça-feira, 13 de agosto de 2013

Os Homens não voam

Tenho esta imagem do pensamento humano como uma ponte entre o aqui e o acolá.
Como uma ponte que liga duas margens antes separadas.
E depois de construída se torna óbvia a passagem; se torna fácil o caminhar; se torna acessível o que antes não o era.

Apesar de imensamente útil, o que mais me fascina, nas pontes, são os pilares.
Como grandes blocos que sustentam a passagem. Eles sim, responsáveis pela passagem da própria ponte. Algo que não sendo ponte é em si a base inequívoca da sua existência.

Creio que os pilares têm exatamente a mesma função no sustento do pensamento do Homem.

Os Homens não voam, por isso a sua viagem de uma margem (de um lugar de pensamento) a outra é permitida por pontes, cuja firmeza depende do carater (da matéria fundada) dos pilares.
 
Por isso, te digo, Tiago, demora-te a escolher o lugar onde fundas os teus pilares; por eles passará a tua ponte; e por ela caminharás tu.
 
Todos queremos fundar a nossa ponte na Verdade. Não conheço homem que não o deseje. Mas, como conhecer essa terra que não é areia, nem lama? se seca toda a terra parece firme e ao longe tudo parece igual?
 
Acredito que cada um de nós tem em si mesmo uma inata capacidade de reconhecer a Verdade quando a vê ou a escuta; uma natural inteligência para questionar o céu; um refinadíssimo discernimento à espera de ser usado; e uma curiosidade pronta para sondar mais além.
Apenas alguns de nós escolhem não usar nenhuma dessas ferramentas. Como grande parte de corpo do Homem é sistema digestivo, torna-se mais prático engolir pastilhas feitas da trampa que nos dão, na esperança de que o que não presta acabe por sair mais cedo ou mais tarde, por um qualquer buraco de espírito escondido lá atrás.
 
Se temos ferramentas realmente úteis para construir o pensamento, apressemo-nos a usá-las. O mundo acelera vertiginosamente e só a velocidade do pensamento nos fará manter a marcha e apreciar a paisagem nesta viagem da vida.
 
A Verdade, por seu lado, tem uma extraordinária característica: ela sempre se revela.
 
Em cada Homem há este lugar mágico onde a Verdade acontece: o coração. É, apenas, no nosso mais íntimo que a Verdade encontra acolhimento pleno. A Verdade não costuma ser pacífica, mas ela sempre torna sereno o coração humano. E é exatamente por isso que ela é.
 
E se falaremos mais sobre a Verdade e a Vida, importa antes de mais compreender onde começa e acaba a vida. Apesar, de parecer simples, nem todos os Homens colocam o início e o fim da vida no mesmo tempo ou circunstância. Tal, definição é, no entanto, preciosa para tudo o resto.
 
Alguns de nós, em algumas partes do mundo, defendem, por escrito, em forma de lei, que a vida começa exatamente 10 semanas depois de ter começado o corpo. O que significa que não pode existir vida sem corpo, mas existir corpo sem vida faz todo o sentido. E o corpo sem vida antes da vida ter começado é um... como nomear?, objeto?...hum...não me soa...coisa?...ser místico sem personalidade, isto é desprovido de pessoa, tipo ar?...não temos bem nome para isto de corpo sem vida antes da vida...espera...na lei chamam-lhe embrião. É isso embrião: corpo sem vida antes da vida começar, o que acontece exatamente 10 semanas depois do embrião ter início. O que é extraordinário!
Estes mesmos que acolhem o embrião como entidade aquém-vida, são os mesmos que defendem que a vida termina antes do corpo morrer, sempre que a forma como existe o corpo nessa derradeira fase se torna inconveniente e incompreensivelmente insuportável. O que possibilita ao corpo uma nova temporada de existência sem vida, mas não à vida sem corpo. Este corpo sem vida, nesta fase em que a vida já terminou não sei como se chama.
Mas, seja como for, sempre que o corpo existe sem vida, seja antes ou depois da própria vida, é possível e perfeitamente lógico e racional poder terminar com a existência desse corpo, já que ele, sem vida, é, em si mesmo, uma verdadeira aberração da natureza. Este pensamento muito generalizado no nosso século é até demonstrativo de uma capacidade evolutiva intelectual muito superior só compreensível por aqueles iluminados cuja matéria consciente do homo-sapiens faz deles homos mais sapiens que os outros. Muitos outros pensam ainda de muitas outras maneiras.
 
Primeiro pilar do pensamento: Onde e quando começa a vida? Onde e quando termina a vida?
 
Longe de querer subjugar-te ao meu entendimento, porque a minha ponte, embora partilhada será sempre e só o lugar por onde caminho eu, partilho contigo o que em mim se faz óbvio: a vida começa exatamente no momento da conceção, que é o lugar, o tempo e a circunstância onde corpo e alma se encontram pela primeira vez. Nem antes, nem depois. Apenas ali.
 
Onde termina a vida? ainda estou a descobrir...apenas sei que essa realidade, esse lugar, esse tempo e essa circunstância não fazem parte deste mundo e por isso, para compreendê-lo é necessária uma ampliação de pensamento. Uma ampliação de entendimento, que me permita com este coração humano acolher uma Verdade que certamente já não é humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário