domingo, 19 de maio de 2013

Uma Paz que Sacia

Querida Família,

Não poderíamos regressar da Efusão do Espírito e não partilhar convosco o ensinamento que de lá guardámos.
Na mensagem de 16 de Maio já pedia a Nossa Mãe Maria que intercedesse para que a graça da Efusão acontecesse no seio do nosso sacramento matrimonial pois é nessa realidade que a nossa consagração a Deus acontece. E assim foi.

Deus falou cirurgicamente ao nosso coração de esposos. Ele nem esteve com rodeios! Não fosse dar-se o caso de nós não entendermos (ou mais uma vez fingirmos que não entendemos e assobiarmos para o lado).
A Sua mensagem foi límpida para nós.
Deus chamou-nos "pilares da Sua Igreja".
E nós chorámos...

Chorámos porque sentimos que esse nome se vestia em nós assim como se veste Pedro e Sofia.
Ainda havemos de descobrir o que esse nome significa. Para já aceitamos o nome como o aceita a criança que aprende o seu próprio nome sem nunca perguntar ao pai como se chama.
Virá, depois, com a idade, o querer saber "porquê me chamaste assim, pai" ou no nosso caso o saber "PARA QUÊ nos chamaste assim, Pai."

""Está escrito: a minha casa há-de chamar-se casa de oração" mas vós fazeis dela um covil de ladrões" Mt. 21, 13

Somos templos vivos de Deus Vivo. O nosso coração é Sua morada. O nosso coração havia de ser todo oração e ainda seria pequeno para acolher o Deus Vivo. Só por verdadeiro milagre Ele cabe dentro de nós (!). O nosso coração, e inteiramente todo o nosso ser havia de ser casa de oração!

O nosso dia-a-dia, os nossos afazeres, a nossa casa física, o nosso quarto, o nosso trabalho haviam de ser casas de oração!
Os nossos pensamentos, as nossas ideias, planos, projetos, sonhos, intenções, renúncias... haviam de ser casas de oração!
As nossas amizades, casamentos, famílias, relacionamentos, namoros, vocações... o nosso ser mãe (maternidade), o nosso ser pai (paternidade), o nosso ser irmão, ser filho, ser avô, ser neto... o nosso ser professor, juiz, carpinteiro, empresário, psicólogo, veterinário, administrador, missionário... haviam de ser casas de oração!

Mas, nós fazemos de tudo isso "covil de ladrões"!

Jesus, que veio ao mundo, apenas para tirar o pecado do mundo, vem à nossa vida para fazer exatamente isso e só isso.

Ele quer purificar o nosso templo, como quis purificar o templo de Jerusalém. E é com a mesma revolta e energia decidida que O ouvi ontem falar-nos ao coração. Como se Ele mesmo estivesse dentro do nosso coração a dar um pontapé e a virar a mesa do avesso, a deitar por terra, contra o chão, tudo o que ofende a Deus-Pai.
Ele soltava as pombinhas que nós aprisionávamos para vender como oferendas...
Ele expulsava do templo tudo o que era indigno...
Esta é a passagem da Bíblia onde sentimos Jesus arder, como se finalmente Ele fosse mesmo homem e tal como nós também tivesse excessos de raiva... sabemos que não é por excesso de raiva que Jesus agiu assim no templo em Jerusalém, mas estou certa que é com a mesma energia e convicção que Ele age em nossas vidas quando vê comportar-mo-nos como aqueles homens no templo.

Então, apertámos as mãos mais forte e soubemos exatamente o que Ele queria de nós. Simples de entender não é?
Vai ser tão difícil...
se para nós a mensagem foi clarinha, quanto não o terá sido para o outro que sempre nos ronda... (Deus nos sonda e o outro nos ronda).

Temos, ainda assim, uma certeza: não será por nós sozinhos. Será o próprio Jesus que pontepeará as mesas e derrubará as cadeiras e soltará as pombas e expulsará os demónios. Será Ele mesmo o guardião da nossa casa. Da nossa vida. Do nosso matrimónio. Da nossa família. Do nosso sonho. Da nossa vocação. Do nosso trabalho. Da nossa missão. Será Ele próprio e só Ele mesmo o guardião da Verdade em nós. Será Ele mesmo e por Ele próprio que faremos o nosso Caminho. Será só Ele na sua plenitude a nossa Vida.

E assim será tudo em nós uma casa de oração...
e havemos de dizer como as crianças de peito "Hossana, David".

...temos a vida toda, não temos? e depois ainda se nos acrescenta a eternidade. e assim, será cada dia um pouco mais.

Querida Isabel e Carlos,
Não sabemos que virá depois, mas estamos certos de que o que quer que seja que seja depois será convosco. Como irmãos mais velhos não se cansem de nos chamar, pois nós como irmãos mais novos não nos cansaremos de vos acompanhar e desafiar (os irmãos sempre se ajudam a crescer não é?).

"Assim como a corsa suspira pelas águas
Assim suspira minha alma, Espírito de Deus"

efusãosofia&pedro18.05.2013santarafaela







2 comentários:

  1. Obrigada pelo vosso testemunho que ao mesmo tempo que nos confirma também nos desafia a não recear que Deus haja em nós e através de nós.
    Sejamos capazes de ser suas testemunhas e que sobretudo como família consigamos amar como nos sentimos amados por Ele!

    Que Deus vos continue a abençoar, agora numa vida nova no Espírito Santo!

    ResponderEliminar